HISTÓRICO
Em agosto de 1972, foi aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo prefeito dessa cidade Vicente Alves de Oliveira, a Lei Municipal nº 1368/92 de 13 de agosto a doação do terreno para construção da escola, na época com o nome de Dr. Severo Gomes Ferreira.
Como o aludido em questão não era atuante em educação, mas na saúde. Professores que então estava em atuação sugeriram que fosse realizada uma homenagem à Professora Alcides Rodrigues Aires, nome que se tornara ícone de educação no município e vilarejos adjacentes.
Diante disso, no dia 22 de agosto de 1996 o então governador do Estado José Wilson Siqueira Campos, aprovou a Lei nº 863/96 a qual alterou o nome da escola para Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, carinhosamente conhecida como Tia Sindola uma homenagem à educadora que procurou de todas as formas erradicar o analfabetismo por onde passou. Era filha de Vicente Aires Doca e de Ana Rodrigues de Souza, nasceu aos dezoito dias do mês de julho de 1902, em Porto Nacional.
Tia Sindola uma pioneira na educação que muito contribuiu para a educação do nosso município deu inspiração para muitos em carreira de educadora.
Inspiradas na professora Alcides Rodrigues Aires, as professoras Felícia, Alice, Dalila e Arlene com os mesmos estigmas de Tia Sindola, tornaram a escola como referência de Educação no Ensino Fundamental em Porto Nacional. Enquanto administraram a escola com braços fortes suas equipes desenvolviam projetos de grande relevância para a comunidade escolar, local e consequentemente para a cidade, conhecida como a capital da cultura.
Nesse ano de 2011, a professora Doralice Nunes de Barros Barbosa, aceitou com carinho e muito esmero o trabalho de dar continuidade e fortalecer ainda mais os projetos e ações da equipe “Alcides Rodrigues Aires”.
Evidenciado essa labuta realizada com amor e dedicação, efetivando o sucesso da escola, apresentamos os projetos destacados como de grande relevância para a comunidade interna e externa:
- Todos pela aprendizagem;
- Educar é questão de coração;
- Recordar é viver;